SÃO PAULO, 18 de outubro de 2008 - A FedEx Express, maior empresa de transporte expresso do mundo, e a Junior Achievement São Paulo, maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, uniram forças. Desde setembro, as duas parceiras promovem o programa Novo Mundo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos de Andrade Rizzini, zona sul de São Paulo. O programa, criado pela Junior Achievement, oferece  oportunidade de integração do mundo empresarial com a sociedade, por meio da escola.
Cerca de 120 alunos da 5ª à 8ª séries foram orientados por 12 voluntários FedEx e puderam desvendar os aspectos fundamentais do comércio global, como funcionam as exportações e importações e de que forma a atual crise econômica afeta as relações de mercado entre os países. Por meio de atividades lúdicas, o programa preparou os jovens para desenvolverem um mini-projeto de marketing internacional.
A FedEx se preocupa em melhorar os padrões profissionais das comunidades para proporcionar maior desenvolvimento econômico em localidades carentes. “Para a FedEx, atuar na comunidade é uma extensão de nossa preocupação com o capital humano. Trabalhar com crianças traz à tona a verdade de que as boas oportunidades podem ser criadas desde cedo e o sucesso é alcançado quando há consciência de seu papel no mundo. Junto com a Junior Achievement, ajudamos a criar essas oportunidades”, diz Carlos Ienne, Diretor Geral Executivo da FedEx Express para a região do Mercosul.
A Junior Achievement, por sua vez, reúne os setores privados e públicos para despertar nos jovens das escolas primárias e secundárias o espírito empreendedor, ensinando sobre desenvolvimento empresarial, negócios e economia de maneira prática.        

 FedEx orienta crianças sobre mercado global

“A filosofia da Junior Achievement é de que a vida é um caminho, não um destino e você é o arquiteto do seu caminho. Buscamos incentivar as crianças para que acreditem nessa filosofia. Por isso, por meio da vivência entre empresas e alunos, a teoria ensinada em sala de aula torna-se prática”, explica Priscila Tavares, Analista de Implementação de Projetos e coordenadora do programa Nosso Mundo.

            Ao final do programa, as crianças apresentam o mini-projeto de marketing internacional desenvolvido em sala de aula e recebem um certificado de conclusão do curso, oferecido pela Junior Achievement.
            A qualidade da educação pública é vital para sustentabilidade dos negócios e crescimento da economia na América Latina, de acordo com estudo elaborado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) da FedEx Express Divisão América Latina e Caribe (FedEx Expess LAC). O estudo, “Em busca do negócio sustentável: Educação América Latina e o papel do setor privado”, revela a ligação crucial entre a contribuição do setor privado para construir capital humano e estimular o crescimento econômico.
            “FedEx encomendou este estudo para promover o diálogo em torno do impacto do setor privado na educação e estimular a troca de melhores experiências”, acrescenta Ienne. “Cada vez mais, as corporações reconhecem que a inexperiência da força de trabalho impacta seus resultados e a habilidade de competir, tornando isso uma prioridade crítica para o setor privado”.
Estudo disponível para download em: www.eiu.com/sponsor/FedEx/LatinAmericaEducation
 
Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Hoje está presente em mais de 100 países, e, há 25 anos no Brasil, atende mais de 7 milhões de jovens por ano, em todos os estados do País, preparando-os para serem futuros empreendedores.
 
Sobre a FedEx Express

A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, com entrega rápida e confiável em mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de pacotes em tempo definido, na data e hora programadas, com a garantia de devolução de frete.